Evangelizar em zona confortável não é avançar pra águas mais profundas

Posted by Cido on 2:25 PM 0 comentários








Comecei o dia lendo críticas, mais uma vez, sobre artistas, religiosos e leigos, padres etc etc… irem em programas seculares.
Sinceramente não entendo como as pessoas não cresceram sua visão de evangelização!
A crítica desta vez, foi ao programa do Jô. Não a entrevista e respostas do Dalcides, mas a pessoa do Jô.
O Jô é um dos entrevistadores mais inteligentes da TV brasileira. Quem viu a entrevista do Dalcides e a anterior, viu que ele tem o conhecimento, é estudioso muito mais que muitos de nós.
Porém, o programa dele é neutro. É um programa de entretenimento e tem um formato de entrevista, intercalado com “humor”. É normal do programa.
Desculpe dizer a vocês (e a quem não merece) que estamos regredindo na evangelização! Jesus a mais de 2000 anos atrás, era muito mais “cabeça” no formato de pregar o amor e a “misericórdia” do que muitos de nós, hoje, que nos dizemos líderes espirituais e ou religiosos.
Onde Jesus andou? Quantas vezes vocês viram Jesus no templo, e ou pregando dentro de igrejas??? Dá pra contar nos dedos, não dá?
Pois é… ele dedicou seu tempo as menos favorecidos, aos leprosos, coxos, prostitutas, cegos… enfim, dedicou-se àqueles que de uma maneira ou de outro era menos “dotados” do que era considerado comum: os excluídos e minoritários. Andar com santos é fácil! Com santos de verdade, com pessoas que tem grau de santidade (porque com os falsos santos, aqueles que se manifestam em tacar pedras logo de cara, é um saco .
Continuando… o convite de Jesus mais comprometedor para aqueles que aceitaram é o de lançar as redes em águas mais profundas. E o que isso quer dizer? Será que se resume a doar minha vida, todo meu tempo, atravessar 800 kms de carro, 3 mil kms de avião, 18 horas de estrada pra pregar em outra igreja, em outra paróquia? Pra pregar um retiro para pessoas que vão para o encontro porque de uma forma ou de outra, já sentiram que “precisam” ir????
Acredito que o convite é mais sério! pelo menos eu encaro com mais seriedade e afinco. Lançar as redes em águas profundas, é ir em lugares inusitados, em lugares onde reina “temporariamente” o que não é de Deus. Assim como tem um trabalho que a minha amiga Maristela Ciarrocchi sempre comenta comigo que é de um grupo de jovens em SP (ao qual ela já acompanhou e adora fazer) que levam rosas para prostitutas em SP, num dos pontos de maior prostituição naquela cidade. E falam de Deus, do amor… e mais do que falar, os jovens evangelizam simplesmente com o ato. Ato HERÓICO sim, porque colocam até suas vidas em risco! (estes lugares tem homens, líderes destas prostitutas que estão ali vigiando os lucros e rendimentos da noite).
É assim o exemplo de Jesus não é? Ou será que eu tô errado? Ou será que a igreja tem que fazer diferente do exemplo do próprio Cristo?
Sinceramente, não entendo os críticos de plantão, conhecedores de toda a causa… livres de erros e pecados, que neste momento, podem se colocar em condição de ataque. Se veem só evangélicos na tv secular, reclamam porque os católicos não vão “além”… Se veem católicos, reclamam do lugares que eles estão.
Evangelizar em zona confortável, não é avançar pra águas mais profundas. Talvez no Jô, e em muitos programas destes, é que temos que lançar a REDE. Porque não se salva alguém que já está salvo… o salva vidas não sai jogando a bóia, pra quem está na areia da praia… correto??
Avançar para águas mais profundas tem que lançar a rede pra tirar do INFERNO. Ou eu tô trabalhando errado?
Parem nesta semana santa e sigam o exemplo do MESTRE!
Eu hein!?



Por:André Simão
Font: http://www.codimuc.com.br/