Dúvidas e insegurança no namoro

Posted by Cido on 5:28 AM 0 comentários



tumblr_l3p1ufzgTQ1qbm2smo1_500_largeO namoro é uma fase bela da vida, na qual duas almas se encontram com o desejo de realizar o anseio profundo de um dia viver um para o outro, gerar filhos e ser feliz. É um anseio que Deus colocou no coração de cada homem e de cada mulher; no entanto, esse tempo bonito pode se transformar em uma etapa triste na vida de muitos se não souberem enfrentar com coragem e sabedoria os seus problemas. Eles naturalmente surgem, pois duas pessoas diferentes se encontram e começam uma caminhada juntos. Nem sempre essa caminhada é fácil.
Neste texto, você encontrará um pequeno capítulo retirado do livro: “Problemas no namoro”, no qual o Prof. Felipe Aquino apresenta um vasto conjunto de perguntas reais e respostas sobre os mais variados problemas que surgem no namoro, como: traição, diferenças de credos, ciúmes, diferença de idade, entre outros.
1 – O que pode acontecer em um namoro?
O namoro não é um enigma, não deve ser um mistério insondável; deve ser um encontro de duas almas amigas. Pode acontecer de os namorados se conhecerem, se satisfazerem em sua complementação mútua, se encontrarem em seus valores fundamentais e naquilo que desejam construir nesta vida; então, o namoro continuará e poderá um dia ser um noivado e um casamento.  Pode acontecer dos dois não se entenderem, não se satisfazerem, devem simplesmente ter a coragem de terminar o namoro e continuarem bons amigos.
2 – Namorei três anos e ele terminou comigo. Será que ainda podemos voltar?
Um relacionamento sempre pode voltar a acontecer, mas isso depende do amadurecimento de cada um e das razões que levaram ao rompimento. O que foi de fundamental que os separou? Se foi algo que pode ser mudado pelo diálogo e pela compreensão, a chance de voltar é maior, mas se o motivo do término do namoro envolveu algo mais profundo, em termos de valores, algo estrutural no perfil da pessoa, pode ser mais difícil a reconciliação, e talvez nem fosse bom.
3 – Namoro há 4 anos; sinto há alguns meses que estou perdendo o amor pela minha namorada, Sinto que ela me ama muito mas eu não estou conseguindo corresponder. Estou confuso, tenho medo de aceitar isto; o que eu faço?
Depois de quatro anos de namoro não se pode esperar a mesma empolgação do começo; o fato de conhecer melhor a pessoa, conviver mais com ela, leva a gente a ter ciência dos seus defeitos e qualidades, e isto pode mudar o relacionamento. Para responder a sua pergunta é importante que você saiba muito bem o que é o amor; amar não é querer alguém construído; mas construir alguém querido. Insisto que o mais importante é fazer um discernimento sobre o que é fundamental para você. Esta moça tem as qualidades mínimas que você gostaria de ver em sua esposa e futura mãe dos seus filhos? Esta é uma pergunta importante a ser feita; responda a ela com tranquilidade e tome a sua decisão de prosseguir ou não o namoro.  Reze, reflita e tente entender o que está acontecendo. Fique tranquilo, pois o namoro é para isso mesmo. Converse com ela e veja se ela está sentindo o mesmo.
4 – Sou uma pessoa muito tímida, e todas as vezes que me apaixonei nunca fui correspondida. Agora gosto de uma pessoa, que também é tímida. O que faço?
A timidez á algo real e que depende do perfil psicológico da pessoa e também da educação recebida; mas é preciso superá-la com determinação, preparo e até com alguma ajuda psicológica e oração; pois senão você poderá ficar prejudicada em outras atividades além do namoro. Nada conseguimos nesta vida sem luta e determinação; enfrente a timidez e não deixe de se relacionar com alguém que lhe atrai. Se for necessário coloque uma pessoa como intermediária para começar a amizade e o namoro, mas não perca a oportunidade que lhe surge se está diante de alguém que lhe parece bom. E se esta pessoa também é tímida, você precisa agir para superar a timidez e poder assim ajudar a outra pessoa que lhe atrai. Peça a Deus que lhe dê forças e graça para vencer a timidez.
5 – Sempre que me aproximo de um rapaz que está estabelecido financeiramente, me sinto inferior a ele. Como vencer essa inferioridade que sinto com relação aos rapazes?
Penso que é uma vantagem, e não desvantagem, você se relacionar com alguém que tenha a vida financeira equilibrada e resolvida; não há motivo para você se sentir inferiorizada por isso. Talvez seja um pouco de orgulho de sua parte. Aceita a sua realidade e a do rapaz e, a partir daí, construa a sua vida. Se preocupe em conhecer se o rapaz é adequado a você. A condição financeira não pode ser o mais importante neste momento. E nunca se esqueça que somos diferentes uns dos outros. O seu valor é intrínseco, isto é, está naquilo que você é e não naquilo que você tem. Se de um lado o seu namorado oferece uma boa situação financeira, você poderá oferecer a ele outras qualidades e valores fundamentais. Não se compra a honra, a honestidade, a simpatia, o bom humor, o desprendimento, a bondade, etc com dinheiro.
6 – Namoro há 3 anos, e meu namorado diz que não pensa em se casar e ter família. Diz ser infeliz com ele mesmo. Tenho 30 anos, sou católica fervorosa e ele também… vamos à missa etc. O que fazer com um relacionamento assim?
Ora, se este rapaz não pensa em construir uma família o namoro está fora de lugar, sem meta; ele perde o sentido. Parece-me que ele tem uma visão muito errada do casamento ou uma experiência amarga de família. Penso que você precisa resolver esta questão com ele; se de fato ele não quer se casar e construir uma família com você, é melhor terminar esse namoro e começar outro. Talvez ele possa mudar, mas não espere muito tempo por essa mudança. Se ele é católico, precisa analisar este procedimento dele com mais profundidade; infelizmente hoje há muitos rapazes acomodados e que se tornam egoístas, querendo evitar uma família com esposa  e filhos; isso não está de acordo com a lei de Deus; medite isso com ele.
7 – Tenho quatro anos e meio de namoro e tenho muita dúvida no meu  namoro, o que eu faço?
Não é tão raro que haja dúvidas em um namoro; quando se pensa em um dia se casar, é normal que se examine a pessoa do outro com cuidado para saber se um dia você pode dar o grande passo de decidir pelo casamento. O namoro é para isso mesmo; é o tempo de diálogo profundo, de conhecer o outro, os seus valores, os seus problemas, as suas angústias… e então você poder decidir se continua ou não o relacionamento. Veja o que é fundamental para você; quais são os valores de que você não abre mão hoje e amanhã?
A pessoa com quem você namora atende a essas exigências que para você são fundamentais; ou há nela dificuldades invencíveis? Não fuja dessa análise corajosa. Às vezes é melhor chorar alguns dias por um namoro terminado do que ver lá na frente um casamento frustrado. Não se pode partir para um casamento em pontos essenciais. É claro que não existe namorado(a) perfeito(a), e não se pode iludir com isso, mas também não se pode tentar enganar-se a si mesmo.
8 – Gosto de uma menina que gosta de outro rapaz e já está quase namorando-o; estava lendo o seu livro “Namoro” e percebi que meu sentimento ainda não é amor; será que devo esperar que ela um dia possa vir a ser minha Maria ou é melhor esquecer?
Se esta menina quer namorar o outro, respeite isso e entregue nas mãos de Nossa Senhora este seu desejo. Se for a sua Maria, virá, pode confiar. É preciso esperar o tempo do namoro dela com o outro rapaz para você ficar sabendo o desfecho disso. Sei que pode ser uma espera difícil, mas não tem outro caminho justo; o namoro tem de ser algo espontâneo e decidido por convicção.
9 – O que devo fazer, descobri que meu namorado não gosta mais de mim como antes.
Antes de tudo é preciso conversar seriamente sobre isso que você está sentindo; o seu sentimento é real ou será um tanto imagináriocpa_problemas_namoro? Deixe o rapaz lhe falar tudo o que desejar. O dialogo no namoro é para isso; só assim você saberá se deve continuar o namoro. Mas atenção, o que é amor para você; apenas carinho, atenção? Às vezes somos amados mas não do jeito que a gente gostaria; amor não é apenas um sentimento; é muito mais, é fazer o outro crescer e ser feliz. Examine tudo isso.
10 – Considero meu namorado uma pessoa um tanto imatura. O que devo fazer para ajudá-lo?
É preciso entender que “amar não é querer alguém construído, mas construir alguém querido”. A vida a dois, desde o namoro, só tem sentido se cada um ajuda o outro a crescer, senão o relacionamento se esvazia, perde o sentido, acaba. Se você ama este rapaz, invista nele seu tempo, seu carinho, sua atenção, etc. Corrija-o com delicadeza quando de suas atitudes imaturas; mas faça isso com muito jeito, no momento certo, com palavras corretas e que não o ofendam.
Não o corrija nunca na frente dos outros para que ele não fique envergonhado e humilhado. E reze por ele, a fim de que ele aceite suas palavras sem mágoa. Se isso for bem feito e der resultado, e você achar que ele começou a crescer em maturidade, então prossiga o namoro; caso contrário repense se ele é uma pessoa com quem você deve um dia construir uma família.
11 – Como posso saber se o meu namoro é abençoado por Deus?
Para saber se o seu namoro  é abençoado por Deus, verifique como ele vai indo; se vocês se amam, se constroem mutuamente, se respeitam, lutam para  viver a lei de Deus, então, o seu namoro é abençoado por Deus. Se, por outro lado, há muitas brigas, falta de diálogo, falta de sinceridade, falsidade, mentira, etc. , não é abençoado. Mas é preciso dizer que esta bênção de Deus depende de cada um de vocês dois; Deus abençoa tudo aquilo que é correto, justo, santo, etc.
Não existe um namoro “magicamente” abençoado, onde tudo vai dar certo previamente; não, a gente é que torna o namoro abençoado na medida em que o vivemos corretamente e lutando para vencer os erros, tropeços, etc. Mas peça sempre a bênção de Deus para o seu namoro. Acho que você conhece aquele Salmo que diz assim: “Se não é Deus quem edifica a casa, em vão trabalham os seus construtores; se não é Deus quem guarda a cidade, em vão vigiam as sentinelas” (Sl. 126,1).
Isto quer dizer que nada vai bem nesta vida sem a graça de Deus, também o namoro; rezem sempre para que Deus abençoe o seu namoro, o conserve puro, saudável, respeitoso. Peça à Virgem Maria que os guarde sob o seu manto sagrado e protetor; peça aos santos de sua devoção que intercedam por vocês afim de que vivam um namoro proveitoso.
12 – Sou amiga  de um rapaz, mas, agora surgiu uma atração, entre nós, mas ele disse que tem medo de estragar nossa amizade. O que eu faço?
Penso que este rapaz está com um medo infundado de estragar a amizade com você. De certa forma isso mostra que ele gosta muito de você e não quer perder a sua amizade; você representa algo importante para ele. Então, o que fazer? Vá conquistando-o aos poucos; mostre-lhe que mesmo que um namoro não dê certo, isso não significa que a amizade entre os dois tenha de terminar se o namoro acabar. Não tenha pressa e não faça pressão, conquiste-o pelo que você é, por seus valores, suas atitudes, etc.
13 – Eu queria que algum padre falasse com Deus e me dissesse se meu namoro vai ou não dar certo.
Isso vai ser muito difícil de acontecer; é preciso entender que Deus não nos dá uma bola de cristal onde possamos ver as realidades ocultas ou adivinhar o futuro; Ele quer que a gente use as nossas capacidades: inteligência, capacidade de analisar os fatos com coerência e realidade, sensibilidade para compreender e ajudar, etc.
Você só poderá saber se o seu namoro vai dar certo, namorando. Não tem outro jeito. Isso vai depender do seu comportamento e do dele. O namoro é para isso mesmo, para saber se o relacionamento hoje e amanhã vai ser bom ou não. Não espere uma revelação mágica para isso e nem mesmo uma palavra profética de alguém. Somente namorando, conversando, convivendo com o outro, é que você poderá conhecê-lo e saber se o namoro deve ou não continuar; não fuja da realidade; não se esconda atrás da palavra de alguém que lhe fez uma previsão mágica do futuro. Use a sua cabeça, razão e coração.
14 – Estou gostando de uma pessoa. Ela acabou recentemente um relacionamento anterior; queria saber qual a sua opinião: devo falar com ela ou esperar que a poeira abaixe…
Sugiro que você se aproxime dessa pessoa como amigo apenas, afim de sentir como está o seu coração. Se ela mostrar que acabou mesmo o relacionamento anterior, que não tem volta, você poderá intensificar a amizade até poder propor a ela o namoro com você. Mas não force a barra; pode ser que ela queira um tempo de reflexão, como você disse para “baixar a poeira”. Se ela desejar namorar você, certamente na hora certa ela se manifestará. Se você perceber que ela está em paz, pode propor-lhe o namoro, e cuide bem dela.
15 – Eu e meu namorado sabemos que Igreja é contra métodos contraceptivos, mas tenho medo de casar com meu namorado nessa situação por medo de ter vários filhos, gostaria de saber como é o método que a igreja aprova? Quais as chances de engravidar?
O casal cristão deve saber que um dos objetivos fundamentais do casamento é ter os filhos e educá-los para Deus. Deus nos dá essa honra de sermos pais e mães, isto é, cooperadores dele na sua maior obra, o ser humano. O casal não deve evitar filhos logo após o casamento, pois isso faz parte dele. No altar o casal prometeu a Deus “receber com amor os filhos que Ele lhes confiar”. O Catecismo da Igreja ensina que os filhos são o dom mais excelente do matrimônio e que são bênçãos de Deus. Infelizmente deixamos que essa verdade morresse em muitos corações.
Então, tenha todos os filhos que puder criar; quando precisar evitar uma gravidez, por problemas sérios, use o  método natural Billings. Aconselho que você leia atentamente um dos muitos livros sobre o método que você pode encontrar nas livrarias católicas. Viva cada fase  de sua vida na hora certa. Agora, viva o namoro e, veja se vão se casar mesmo. No noivado, procurem pela pastoral familiar que tenha orientação neste assunto.
16 – Namorei um rapaz dez anos e terminei. Sempre soube que não casaria com ele porque não o amava. Hoje tenho medo de estar pagando por isso.
De fato você não deveria ter namorado tanto tempo se já sentia que não ia se casar com o rapaz; mas você fez isso por insegurança e não por maldade. O seu caso serve de exemplo a muitos casais de namorados e noivos que ficam empurrando o namoro ou noivado com a barriga, como se diz, prejudicando a própria vida e a do outro; é melhor tomar uma decisão quando se percebe que o relacionamento não vai bem; ou se equacionam os problemas ou se termina o namoro; nada há de errado nisso. Mas não tenha medo de estar pagando por isso, Deus é bom Pai, nunca se vinga de ninguém, eu penso que a sua insegurança é que continua atrapalhando você e precisa ser curada.


fonte: Prof. Felipe Aquino