Os Tempos Litúrgicos

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Os Tempos Litúrgicos

Os tempos litúrgicos são as divisões existentes no Ano Litúrgico da Igreja Católica. Estes tempos existem em toda a Igreja Católica, apenas há algumas diferenças entre os vários ritos. Os tempos constantes abaixo são referentes ao rito romano.


 
Advento

 O Advento (do latim Adventus: "chegada", do verbo 
 Advenire: "chegar a") é o primeiro tempo do Ano
 litúrgico, o qual antecede o Natal. Para os cristãos,
 é um tempo de preparação e alegria, de expectativa,
 onde os fiéis, esperando o Nascimento de Jesus 
 Cristo, vivem o arrependimento e promovem a 
 fraternidade e a Paz. No calendário religioso este 
 tempo corresponde às quatro semanas que antecedem
 o Natal. O tempo do Advento é para toda a Igreja,
 momento de forte mergulho na liturgia e na mística
 cristã.

        Por isto, o Tempo do Advento é um tempo de piedosa e alegre expectativa.

        A liturgia do Advento nos impulsiona a reviver alguns dos valores essenciais 
        cristãos, como a alegria expectante e vigilante, a esperança, a pobreza, a 
        conversão.

           


Tempo do Natal
Após a celebração anual da Páscoa, a comemoração 
mais venerável para a Igreja é o Natal do Senhor e 
suas primeiras manifestações, pois o Natal é um tempo
de fé, alegria e acolhimento do Filho de Deus que se 
fez Homem.O tempo do Natal vai da véspera do Natal 
de Nosso Senhor até o domingo depois da festa da 
aparição divina, em que se comemora o Batismo de 
Jesus. No ciclo do Natal são celebradas as festas da 
Sagrada Família, de Maria, mãe de Jesus e do Batismo
 de Jesus.

  



Tempo da Quaresma
Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o
 período de quarenta dias que antecedem a festa ápice 
do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemo
rada no Domingo de Páscoa.O Tempo da Quaresma é um
 tempo forte de conversão e penitência, jejum, esmola e
 oração. É um tempo de preparação para a Páscoa do 
Senhor, e dura cerca de quarenta dias. Neste período não
 se diz o "Aleluia", nem se colocam flores na Igreja, não
 devem ser usados muitos instrumentos e não se canta o
 "Glória a Deus nas alturas", para que as manifestações
 de alegria sejam expressadas de forma mais intensa no
 tempo que se segue, a Páscoa. A Quaresma inicia-se na 
Quarta-feira de Cinzas, e termina na manhã de Quinta 
feira Santa.

      A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira
      de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade.
      Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o
      cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça,
      a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se
      para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a
      penitência e a caridade, esta última como uma consequência da penitência.
        






Tempo Comum

Além dos tempos que têm caracte
rísticas próprias, restam no ciclo 
anual trinta e três ou trinta e 
quatro semanas nas  quais são
celebrados,na sua globalidade os
Mistérios de  Cristo.Comemora-se 
o próprio Mistério de Cristo em 
sua plenitude, principalmente aos
domingos.É um período sem
grandes acontecimentos,mas que,
nos mostra que Deus se faz
presente nas coisas mais simples. 

          No Tempo Comum temos algo semelhante ao recomeçar por volta do 9º 
          Domingo, imediatamente depois de Pentecostes: a vida renasce na
          Páscoa e desenvolve-se através do Tempo Comum, depois de fecundado
          pelo Espírito em Pentecostes. A força do Mistério Pascal é vivida pela 
          Igreja através dos Domingos durante o ano que amadurece os frutos de
          boas obras, preparando a vinda do Senhor.

          O Tempo Comum é ainda tempo privilegiado para celebrar as memórias 
          da Virgem Maria e dos Santos.


    



                 Tríduo Pascal
         O Tríduo Pascal é um conjunto de três dias celebrado no Cristianismo
         (católico romano), composto pela Quinta-Feira Santa, Sexta-Feira Santa 
         e Vigília Pascal, véspera do Domingo da Ressurreição ou Domingo de 
         Páscoa. Este último dia já não faz parte do Tríduo Pascal.
         O Tríduo Pascal começa com a Missa da Santa Ceia do Senhor, na
         Quinta-Feira Santa. Neste dia, é celebrada a Instituição da Eucaristia e 
         do Sacerdócio, e comemora-se o gesto de humildade de Jesus ao lavar 
         os pés dos discípulos.

         Na Sexta-Feira Santa celebra-se a Paixão e Morte de Jesus Cristo. É o 
         único dia do ano que não tem Missa, acontece apenas uma Celebração 
         da Palavra chamada de "Ação ou Ato Litúrgico".
         Durante o Sábado Santo, a Igreja não exerce qualquer acto litúrgico, 
         permanecendo em contemplação de Jesus morto e sepultado.Na noite 
         de Sábado Santo, já pertencente ao Domingo de Páscoa, acontece a
         solene Vigília pascal. Conclui-se, então, o Tríduo Pascal, que 
         compreende a Quinta-Feira, Sexta-Feira e o Sábado Santo, que 
         prepara o ponto máximo da Páscoa: o Domingo da Ressurreição.



Tempo Pascal

A Festa da Páscoa ou da Ressurreição do Senhor, 
se estende por cinqüenta dias entre o domingo de 
Páscoa e o domingo de Pentecostes, comemorando
 a volta de Cristo ao Pai na Ascensão, e o envio do
 Espírito Santo. Estas sete semanas devem ser 
celebradas com alegria e exultação, como se fosse
 um só dia de festa, ou, melhor ainda, como se
 fossem um grande domingo, vivendo uma 
espiritualidade de alegria no Cristo Ressuscitado
e crendo firmemente na vida eterna.
     O tempo pascal é o mais forte de todo o ano, inaugurado na Vigília Pascal
     e celebrado durante sete semanas até Pentecostes. É a Páscoa (passagem)
     de Cristo, do Senhor, que passou da morte à vida, a sua existência definitiva
     e gloriosa. É a páscoa também da Igreja, seu Corpo, que é introduzida na 
     Vida Nova de seu Senhor por meio do Espírito que Cristo lhe deu no dia do
     primeiro Pentecostes. A origem desta cinquentena remonta-se às origens
     do Ano litúrgico.



As cores litúrgicas 
         Tudo na Liturgia da Igreja é rico em simbolismos. Isto se nota também
         nas cores dos  paramentos sagrados, as quais variam de acordo com 
         o tempo litúrgico e as comemorações de Nosso Senhor, da Virgem 
         Maria ou dos Santos. Basicamente, são quatro as cores litúrgicas:
         branco, vermelho, verde e roxo. Além destas, há quatro outras que 
         são opcionais, isto é, podem ser usadas em circunstâncias especiais:
         dourado, rosa, azul e preto.
         O branco simboliza a pureza e é usado nos tempos do Natal e da 
         Páscoa, bem como nas comemorações de Nosso Senhor Jesus Cristo 
           (exceto as da  Paixão), da Virgem Maria, dos Anjos e dos Santos não-
           mártires.
         O vermelho, símbolo do fogo da caridade, usa-se nas celebrações
         da Paixão do Senhor, no domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos
         e Evangelistas, e nas celebrações dos Santos Mártires.
         O verde, sinal de esperança, é usado na maior parte do ano, no 
         período denominado Tempo Comum.
         Para os tempos do Advento e da Quaresma, a Igreja reservou o roxo, 
         a cor da penitência. E estabeleceu duas exceções, que correspondem
         a dois interstícios de alegria em épocas de contrição: no 3º domingo 
         do Advento e no 4º domingo da Quaresma, o celebrante pode trajar 
         paramentos rosa.
         Em circunstâncias solenes, pode-se optar pelo dourado em lugar do 
         branco, do vermelho ou do verde.
         Em alguns países é permitido utilizar o azul, nas celebrações em 
         honra de Nossa Senhora. E nas Missas pelos fiéis defuntos o 
         celebrante pode escolher entre o roxo e o preto.
         Revestido assim, de acordo com as sábias determinações da Santa
         Igreja, o sacerdote sobe ao altar para o Sagrado Banquete, tornando 
         claro a todos, e a si mesmo, que está atuando na pessoa de Outro,
         ou seja, de Nosso Senhor Jesus Cristo.