A lógica do Purgatório

Posted by Cido on 4:19 AM 0 comentários





Neste artigo eu gostaria de examinar o caso lógico para o purgatório. Mas antes de fazê-lo, vamos dar uma olhada no que é o purgatório. O Catecismo ensina:
 Todos os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas ainda imperfeitamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, após a morte passam por uma purificação, a fim de obter a santidade necessária para entrar na alegria do céu. . . . A Igreja dá o nome de Purgatório a essa purificação final dos eleitos, que é completamente diferente do castigo dos condenados “(CCC 1030 – 1031).
 Invenção Católica?
 Cristãos não católicos gostam de dizer que a Igreja Católica “inventou” a doutrina do purgatório para ganhar dinheiro, mas eles têm dificuldade em dizer exatamente quando. A maioria dos “profissionais” anticatólicos, os que ganham a vida atacando o Catolicismo, parece colocar a culpa sobre o Papa Gregório, o Grande (590-604 AD).
 Mas isso dificilmente representa o pedido de Mônica, mãe de Agostinho, que pediu a seu filho, no quarto século, para lembrar-se de sua alma em suas Missas. Isso não faria sentido se ela achava que sua alma não se beneficiaria de orações, como seria o caso se ela fosse ao inferno ou na glória do céu.
 Nem atribuir à doutrina de Gregório explica o grafite nas catacumbas, onde os cristãos durante as perseguições dos primeiros três séculos registravam orações para os mortos.
 De fato, alguns dos primeiros escritos cristãos fora do Novo Testamento, como os Atos de Paulo e Tecla e o martírio de Perpétua e Felicidade (ambos escritos durante o segundo século), referem-se à prática cristã de rezar pelos mortos. Tais orações teriam sido oferecidas apenas se os cristãos acreditassem no purgatório, mesmo que não usassem esse nome para ele.
 O argumento para o Purgatório
 Eu gostaria de agradecer ao Jimmy Akin por me apresentar o argumento lógico para o purgatório, que pode ser formulado da seguinte forma:
 Premissa 1: Não haverá nem o pecado, nem o apego ao pecado no céu.
 Premissa 2: Nós (pelo menos a maioria de nós) ainda está pecando e estaremos ligados ao pecado, no final da vida.
 Conclusão: Portanto, deve haver um período entre a morte e a glória celeste em que os salvos são purificados do pecado e de seu apego ao pecado.
 Porque este é um argumento dedutivo, se alguém quiser contestar a conclusão, ele deve ter problema com uma das premissas, pois a conclusão decorre necessariamente delas.
 Não é verdade que os salvos no céu estão perfeitamente santificados? (“[Nada impuro entra [o céu].” – Apocalipse 21,27).
 Ou não é verdade que ainda estamos pecando e estaremos anexados ao pecado no final de nossa vida terrena? (“Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós “-. 1º João 1,8).
 Você não pode ficar fora deste argumento, afirmando, como eu li um homem dizer: que Cristo nos cobre com a sua justiça no momento em que somos justificados, e, portanto, Deus nos vê como vê o seu Filho, Jesus. Para fazer isso, seria preciso primeiro negar a primeira premissa (e que a Bíblia ensina).
 Quanto tempo dura o Purgatório?
 Porque não sabemos quanto tempo atua a vida após a morte, os teólogos têm tido diferentes especulações de quanto tempo pode demorar purgatório ou se toma qualquer momento a todos. Cardeal Joseph Ratzinger (agora Papa Bento XVI Emérito) parecia concordar com a última opinião. Ele escreveu:
 A transformação de “momento” deste encontro não pode ser quantificada pelas medições de tempo terrestre.
E, de fato, não é eterno, mas uma transição, e ainda tentar qualificá-la como de “curta” ou “longa” duração, com base em medições temporais derivadas de física seria ingênuo e improdutivo.
 A “medida temporal” deste encontro reside nas profundezas insondáveis de existência, em uma passagem em que são queimados antes de sermos transformados.
 Para medir esse “tempo existencial”, em termos de tempo deste mundo seria ignorar a especificidade do espírito humano em sua relação simultânea e diferenciação do mesmo neste mundo.
. . .
 “[Purgatório] é o processo interior necessário de transformação em que uma pessoa se torna capaz de Cristo, capaz de Deus e, portanto, capaz de unidade com toda a comunhão dos santos”.
Estou ciente de que eu não tenha apresentado uma defesa bíblica da doutrina do purgatório, o que não era minha intenção.
 Traduzido por Tiago Rodrigo da Silva – Aposotolado Spiritus Paraclitus – do original em inglês “The Logical Case For Purgatory” do site catholic.com